Planalto anuncia que Cardozo deixa ministério e assume AGU

A presidenta Dilma Rousseff oficializou, nesta segunda-feira (29), a saída de José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça. Ele, contudo, permanecerá no governo e assumirá a chefia da Advocacia Geral da União (AGU). Confirmando as informações que já circulavam desde a manhã, o novo ministro da Justiça será o ex-procurador-geral da Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva.

José Eduardo Cardozo e Wellington César Lima e Silva

Na pasta desde janeiro de 2011, Cardozo substituirá o atual advogado geral da União, Luís Inácio Adams, que já havia comunicado o seu afastamento do cargo por motivos pessoais. Cardozo pediu para deixar o comando do ministério em meio a críticas sobre a falta de enfrentamento da pasta aos “abusos” da Polícia Federal em operações que miram exclusivamente o PT e seus aliados.

A decisão final sobre a sua saída da função foi tomada na manhã desta segunda, em reunião de Dilma e Cardozo com os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini. Com a intenção de manter Cardozo no governo, a presidenta convidou-o para a Advocacia Geral da União.

Wellington César de Lima e Silva, nome indicado por Wagner para substituí-lo, tem 50 anos de idade e 25 de carreira, atua como procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). É mestre em Ciências Criminais e doutorando em Direito Penal e Criminologia.

A presidenta também aproveitou as mudanças para nomear Luiz Navarro de Brito como novo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), que até então estava sendo comandada interinamente por Carlos Higino, desde que Valdir Simão foi nomeado ministro do Planejamento.

Leia abaixo a nota do Planalto:

A presidenta da República Dilma Rousseff informa que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deixará a pasta e assumirá a chefia da Advocacia Geral da União, em substituição ao ministro Luiz Inácio Adams que solicitou o seu desligamento, por razões pessoais.

Assumirá o Ministério da Justiça o ex-procurador-geral da Justiça do Estado da Bahia, Dr. Wellington César Lima e Silva.

Assumirá o cargo de ministro-chefe da Controladoria Geral da União, o Sr. Luiz Navarro de Brito.

A presidenta da República agradece os valiosos serviços prestados ao longo de todos estes anos, com inestimável competência e brilho, pelo dr. Luís Inácio Adams, e deseja pleno êxito à sua atividade profissional futura.

Agradece ainda ao ministro interino da CGU Sr. Carlos Higino pela sua dedicação.