Vietnã reafirma apoio a desnuclearização da Península Coreana

O Vietnã reafirmou nesta quinta-feira (3) sua posição de apoio à paz, estabilidade e desnuclearização na Península Coreana, de acordo com uma fonte oficial que se referiu a acontecimentos relacionados com a região.

USS Cheyenne - Reuters

Essa postura compreende a não proliferação e o desarmamento nuclear, segundo explicou o porta-voz da Chancelaria Le Hai Binh em um encontro com a imprensa.

O porta-voz fez as declarações ao contestar uma pergunta sobre a resolução adotada na quarta-feira (2) pelo Conselho de Segurança da ONU que reforça as sanções contra a República Popular Democrática da Coreia em resposta ao seu recente ensaio nuclear.

Le acrescentou que o Vietnã deseja que as partes implicadas promovam ativamente o diálogo e procurem soluções pacíficas às questões relacionadas com a Península Coreana e contribuam para manter a paz e estabilidade na região e no mundo.

As forças armadas de ocupação estadunidenses, posicionadas em território sul-coreano, possuem armamentos nucleares ou podem dispor deles em tempo reduzido, questão que é geralmente omitida do debate quando abordada na imprensa ocidental.