Os tambores de Pernambuco tocam para Naná Vasconcelos 

As alfaias em Pernambuco tocaram, em tom de despedida, para Naná Vasconcelos na manhã desta quinta-feira (10). Batuqueiros de diversas nações de maracatu se reuniram na frente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para prestar a última homenagem ao percussionista que morreu ontem, no Recife, em decorrência de um câncer de pulmão. O cortejo seguiu marcado pelo baque até o cemitério de Santo Amaro, onde outros grupos esperavam para o sepultamento.

Os tambores de Pernambuco tocam para Naná Vasconcelos

Naná Vasconcelos foi um dos grandes responsáveis pela valorização da cultura do baque virado em Pernambuco. Nos últimos 15 anos era responsável por promover a abertura do Carnaval do Recife, ocasião em que reunia pelo menos 500 batuqueiros de diversas nações para tocarem juntos em um vibrante e emocionante concerto.

Em Brasília, a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) fez pronunciamento em plenário destacando a importância do trabalho de Naná Vasconcelos para a cultura brasileira. “Naná, além de grande músico, é um ícone da cultura pernambucana. Ativista cultural reconhecido internacionalmente, grande defensor das tradições e raízes da cultura brasileira”, disse, requerendo o registro da biografia do artista e voto de pesar nos anais da Câmara.

“O meu sentimento, assim como do povo pernambucano, é de uma imensa perda; a despeito da grandeza do legado que Naná Vasconcelos nos deixa, um legado que atravessará os tempos e, certamente, não deixará nosso povo órfão de suas pesquisas, de suas invenções musicais, de seus sons, de seus tambores sublimes”, explicou. Luciana, que é presidente nacional do PCdoB, se solidarizou com Patrícia Vasconcelos, Jasmin Azul e luz Morena, esposa e filha de Naná.

Autoridades e artistas

A presidenta Dilma Rousseff divulgou uma nota lamentando a morte do percussionista. Ela disse que recebeu a notícia com grande tristeza. "Seu engajamento social atestou a importância da música como incentivo à inclusão, à educação e à cultura. O País perde hoje um grande brasileiro, mas seu talento e criatividade permanecerão como grande legado de nossa história", disse a presidenta.

O ministro da Cultura Juca Ferreira disse em nota que "Naná Vasconcelos nos ensinou a ouvir o Brasil. Nos trouxe de volta um país profundo, refugiado em nossas memórias de infância. Toda a sua obra como artista está impregnada de referências que são parte essencial do nosso modo de ser e de sentir”.

O Governo de Pernambuco decretou luto oficial de três dias. “Naná era um gênio, um autodidata que com sua percussão inventiva e contagiante conquistou as ruas, os teatros, as academias”, disse o governador Paulo Câmara.

O secretário de Cultura, Marcelino Granja, ressaltou que “Naná Vasconcelos é referência no Brasil e no mundo das sonoridades do povo de Pernambuco. Sua estrela agora se eterniza na memória do povo, brilhando nas constelações do Universo”.

Artistas como Caetano Veloso, Elba Ramalho, Lenine e Vanessa da Mata se pronunciaram nas redes sociais. “Tocam os tambores celestes para receber o rei”, escreveu Arnaldo Antunes em seu Twitter. Milhares de postagens na rede, entre famosos e anônimos, descrevem Naná como gênio, mestre e lenda da música brasileira.