PCdoB deve atuar de forma planejada na campanha eleitoral

No Encontro Nacional do PCdoB, realizado neste final de semana em Brasília,  foram debatidas questões como formação e propaganda, planejamento, organização e comunicação, a partir da intervençãos dos responsáveis por estas área na direção nacional. 

Fabio Tokarski

O presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, falou que as tarefas de formação e propaganda devem fazer parte do esforço da ação conjugada com a comunicação e outras frentes de trabalho do partido.

Ele anunciou uma série de cursos que estão sendo realizados para formação de quadros.  Mas enfatizou como “muito importante” a ida a todos os estados para propiciar ambientes e espaços para debate com a militância. Para ele, essa é uma tarefa decisiva da pré-campanha, alimentar a militância com espaço de debates.

Planejamento da ação

Fábio Tokarski, secretário nacional de Planejamento, destacou em sua fala a necessidade de planejamento da ação política e da estruturação partidária. Mas enfatizou que de nada adianta um bom plano, bem fundamentado, mas que não sai do papel, convocando a todos para “um agir de forma planejada.”

Para o secretário nacional de Organização, Ricardo “Alemão” Abreu, a campanha eleitoral de 2016 deve servir para ampliar a força político-eleitoral do PCdoB, usar as novas tecnologias da comunicação e afirmar o financiamento popular da campanha.

Já o coordenador do Departamento Nacional de Quadros, Carlos Augusto "Patinhas", destacou a campanha com curta duração, o que requer uma maior articulação dos organismos responsáveis pela condução da campanha.

Ele lembrou que o centro de gravidade dos principais quadros passam a ser nos comitês eleitorais dos candidatos. E alertou para aproveitar a mobilização da campanha eleitoral para incluir entre as ações, além de eleger número maior de prefeitos e vereadores – principalmente nas capitais e maiores cidades – ações para afirmar a identidade política do Partido e fortalecer a estrutura partidária existente nos municípios. 

Comunicação 

Segundo o secretário nacional de Comunicação, Júlio César, “ser do PCdoB pode ser um trunfo eleitoral. Há uma camada que está atenta ao partido”. Para ele o prestígio do partido cresceu no último período, identificando-se com ideias positivas, como a de coragem, desprendimento, ousadia. “É obrigação dos candidatos se apresentarem claramente como do PCdoB”, afirmou. De acordo com o dirigente a comunicação deve servir para fortalecer a identidade,  ampliar o lugar político do PCdoB e construção de um eleitorado próprio.

Para formar um eleitorado próprio, o PCdoB deve utilizar todos os instrumentos contemporâneos da comunicação, propôs o secretário.