Vanessa Grazziotin: O alvo não é só Dilma

A edição deste domingo (13) do Estadão deixou claro o verdadeiro propósito de determinados setores da mídia em conluio com as forças mais retrógradas da sociedade. Além do golpe pregado abertamente num editorial que nos faz lembrar a 1964, o jornal paulista publicou entrevista de uma página com o presidente do banco Credit Suisse, José Olympio Pereira, para quem “a Constituição de 88 deu mais direitos que o país poderia suportar”.

Decisão do Supremo é vitória da democracia, diz Vanessa - Agência Senado

Elevado ao posto de porta-voz do mercado, Olympio Pereira diz que Dilma precisa sair porque não consegue fazer as reformas estruturantes para superar a crise. A reforma a que ele se refere são as mudanças na Previdência, nas leis trabalhistas, a desindexação de gastos do salário mínimo, entre outras.

Na sua opinião o país está pagando a conta da Constituição de 1988. “Ela deu muito mais direitos do que o país pode arcar”, vocifera.

Quem faz o ataque a uma das maiores conquistas da sociedade brasileira revela ainda quem era capaz de promover esse desmonte: “Em 2014 batemos na trave com Aécio Neves. Ele estava com uma equipe excepcional montada pelo Armínio Fraga”.

Que reforma cara-pálida? O que eles querem, a oposição demo-tucana, o mercado, sobretudo as empresas transnacionais e os setores rentistas, está expresso nas palavras desse senhor. Na verdade, eles querem é promover o desmonte do Estado para o qual os constituintes dedicaram o monopólio ou o controle pleno da exploração do subsolo, dos recursos hídricos e do petróleo. Querem também a completa flexibilização dos direitos dos trabalhadores, ou seja, sua subtração.

O alvo neoliberal são as conquistas históricas dos trabalhadores que estão lá na Constituição de 1988. São a redução de 48 para 44 horas na jornada de trabalho, o abono de férias, o décimo terceiro salário, o seguro-desemprego, a licença-maternidade entre outros.

Estamos falando da expansão dos direitos sociais dos trabalhadores urbanos, do campo e os domésticos.

Ou seja, o alvo não é só a presidente Dilma que querem tirar do mais alto posto da República sem nenhuma prova. Há uma ataque frontal a uma das maiores conquistas do povo brasileiro: a Constituição Cidadã. Amanhã retornarei novamente ao assunto.


Vanessa Grazziontin (PCdoB) é senadora pelo estado do Amazonas