Iuane chinês consolida três meses de alta

O iuane onshore avançou para seu mais forte nível desde dezembro nesta sexta-feira (18), depois de o banco central da China elevar a taxa de referência diária pelo valor máximo em quatro meses.

Yuan

O Banco Popular da China elevou nesta sexta-feira a taxa de paridade central do iuane, o que restringe o onshore a subir ou cair dentro do máximo de 2%, de 0,51% para 6,4628, o mais alto nível em três meses.

O iuane onshore cresceu para 6,4625 em relação ao dólar norte-americano até as 9h40 desta segunda-feira (21) em Xangai, um aumento de 214 pontos básicos ante o fechamento na quinta-feira, de acordo com os preços do Sistema de Comércio de Divisas da China. O iuane offshore ganhou mais de 200 pontos básicos para 6,4443 em relação ao dólar norte-americano.

O salto na taxa de câmbio do iuane veio depois que o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, manteve suas taxas de juros de referência de curto prazo inalteradas e reduziu o número de aumento de taxa previstos neste ano, o que provocou uma queda do dólar norte-americano.

O iuane se enfraqueceu contra o dólar norte-americano de 4,7% em 2015. No entanto, as autoridades chinesas negaram repetidamente que não há nenhuma base para fraqueza contínua da moeda chinesa.

Zhou Xiaoguang, presidente do banco central chinês, disse no início deste mês que o iuane começou a voltar para um "nível normal e razoável" após uma volatilidade.