Brasileiros na França criam movimento contra o golpe

Mais de uma centena de brasileiros que residem na França resolveram criar na última semana um movimento contra o golpe no Brasil. O Movimento Democrático 18 de Março, como foi nomeado, pretende informar à imprensa e à comunidade internacional, sobretudo francesa, do que realmente se passa no Brasil neste momento.

Manifestantes contra o golpe em Paris

Leia a seguir nota que o MD18 enviou para o jornal Diário do Centro do Mundo:

"Junto com 116 brasileiras e brasileiros residentes na França, iniciamos um movimento contra o golpe no Brasil: o MD18 (Movimento Democrático 18 de Março). Somos artistas, jornalistas, professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas. Já contamos com apoiadores em toda a Europa.

O MD18 foi criado no dia 18 de março em Paris durante uma manifestação nos arredores do Consulado Brasileiro em Paris, às 18 horas, em sintonia com o grande ato pró-democracia que aconteceu em todo o Brasil (e em homenagem ao aniversário da Comuna de Paris).

No dia 24, nos reunimos numa mesa redonda com o deputado Jean Wyllis para fazer um debate sobre a situação política atual. No dia 25, o fizemos outro ato na République, que reuniu cerca de 150 pessoas, e no dia 31 voltaremos à carga em número bem maior. Nosso grupo já conta com mais de 400 participantes na internet e 116 membros ativos, abaixo-assinados.

Nosso objetivo é simples: informar à imprensa e à comunidade internacional, sobretudo francesa, do que realmente se passa no Brasil neste momento delicado da nossa história, oferecendo um ponto de vista diferente do da Grande Mídia brasileira, partidarizada e compromissada em derrubar o governo atual. Muitos veículos na França e em outros países reproduzem as notícias de fontes como O Globo, Folha etc. como verdade. E não podíamos mais tolerar isso, em nome da nossa sanidade e do futuro nosso país."