Golpistas reunidos por Mendes em Lisboa são recebidos com protesto

Empunhando faixas, cartazes e entoando gritos contra o golpe em curso no Brasil, cerca de cem manifestantes realizaram ato na entrada da Universidade de Lisboa nesta terça-feira (29), onde acontece o "4º Seminário Luso-Brasileiro de Direito", organizado pelo minsitro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, com o tema "Constituição e Crise – A Constituição no contexto das crises política e econômica".

Não vai ter Golpe Lisboa

Gilmar Mendes, que organizou o evento por meio de seu Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, esperava apenas reunir o alto escalão do golpimo brasileiro como os senadores tucanos Aécio Neves e José Serra, o presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, o também ministro do STF Dias Toffoli e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que patrocinou o encontro.

Mas ao chegar se deparou com os gritos de "Não vai ter golpe!". O vice-presidente da República, Michel Temer, cancelou sua participação para dar andamentos as manobras golpistas. O presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, e o ex-primeiro-ministro de Portugal Pedro Passos Coelho, ambos do Partido Social Democrata, também não compareceram. Os dois alegaram "problemas de agenda" para cancelar a participação.