Novo ministro do Esporte tem Olimpíadas como prioridade  

Ricardo Leyser é o novo ministro do Esporte, escolhido pela presidenta Dilma Rousseff, para substituir George Hilton, que entregou o cargo. Leyser anunciou que a missão principal dele, que tem experiência em diversos setores da pasta, como a secretaria executiva e de Alto Rendimento, é concluir com sucesso a preparação dos Jogos Olímpicos e executá-lo com louvor no Rio de Janeiro em agosto próximo.
 

Novo ministro do Esporte tem Olimpíadas como prioridade

“O Ministério tem uma tarefa nos próximos meses, que é entregar os Jogos Olímpicos. O foco é fazer a entrega dos Jogos”, enfatizou Leyser, em entrevista nesta quarta-feira (30), pouco depois do anúncio oficial de que seria o novo ministro.

A troca de comando na pasta teve como contexto a turbulência política pela qual passa o país. Mas o ambiente hostil em Brasília não intimida o homem que vai assumir o Esporte, especialmente em relação à organização dos Jogos. Ele disse ainda que a presidenta afirmou que a Olimpíada esta blindada de qualquer discussão política.

“Essa conquista da Olimpíada transcende a disputa partidária, política. É um dos pontos que tem que unir o país. É oportunidade de aquecer economia, turismo, se inserir dentro de uma indústria, uma cadeia produtiva dos grandes eventos esportivos”, afirmou o novo ministro.

Manter conquistas

Ele também falou sobre o momento político atual, avaliando que “não pode se acovardar nessa hora, tem que encarar a situação econômica e política para ajudar o país. Temos que manter as conquistas, conquistas grandes que estão sendo ameaçadas e temos que lutar para preservá-las, em especial a democracia.”

Leyser considerou normal a mexida de peças no governo por causa do rompimento político, como foi o do PRB, do ex-ministro George Hilton. “Na Esplanada dos Ministérios, a questão política é do dia dia, não é uma novidade para ninguém essa dinâmica. Esse é um cargo de confiança da presidência. É comum que existam mudanças ao longo do tempo”, completou.

Ricardo Leyser, 45 anos, trabalha no Ministério do Esporte desde 2003, ano em que a pasta foi criada. Em novembro de 2015, ele retornou à Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, que havia comandado por seis anos, a partir do início de 2009, após ocupar, entre janeiro e novembro de 2015, a Secretaria Executiva da pasta.