Exposição em Brasília mostra obras da cultura negra 

Começou nesta quarta-feira (30) e prossegue até o dia 27 de abril na Câmara dos Deputados, a exposição coletiva "Identidade", dos artistas brasilienses Geizimar e Mocundirê, com obras que remetem às tradições e à cultura negra.

Exposição em Brasília mostra obras da cultura negra - Agência Câmara

São obras que ressaltam a importância da cultura africana na construção de suas identidades, de Brasília e da cultura brasileira. Eles unem imagens do sagrado e do cotidiano, do real e do onírico, em 14 telas, a maioria trabalhada em acrílica sobre tela, além de uma modelagem com arame e tecidos.

A artista afrodescendente Geizimar apresenta obras que remetem à cultura negra e também ao Maranhão, seu estado natal. A tela "Bumba meu boi", por exemplo, faz referência a uma das principais manifestações culturais maranhenses. E as bonecas Abayomi, cujo nome significa "encontro precioso" na língua Iorubá, mostra um pouco da arte de origem africana.

A artista é pós-graduada em artes visuais pela UNB. Já participou de várias exposições coletivas, entre elas: "Você pesquisa, então mostre" (1988) e a Mostra de bonecas de barro Rtxoko, confeccionadas a partir da leitura das bonecas originais da etnia karajá.

Já o gaúcho Mocundirê é especialista em arte, tecnologia e educação pela Universidade de Brasília (UNB) e professor de artes. Sua inspiração para compor as telas vem do Candomblé – do qual é praticante -, dos cânticos, das danças e da tradição angolana, além dos Orixás. Junto a essas influências, o artista agrega elementos e personagens da capital federal, fato que reflete o lado artístico, religioso e político de suas obras sobre a cidade de Brasília.

Serviço:
Exposição Identidade
Período: 30 de março a 27 de abril de 2016
De segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas
Local: Espaço do Servidor – Anexo II – Câmara dos Deputados – Brasília – DF
Entrada franca