Contra machismo, PCdoB e UBM queimam exemplares da IstoÉ

Militantes do PCdoB e da União Brasileira de Mulheres (UBM) manifestaram-se em Salvador, nesta segunda (4), contra a revista IstoÉ. Na sua última edição, o semanário publicou matéria de capa considerada machista e ofensiva à presidenta Dilma Rousseff por diversas entidades. 

Protesto contra IstoÉ

Durante o protesto, os militantes queimaram diversos exemplares da revista IstoÉ.

Os manifestantes estavam na Assembleia Legislativa da Bahia para comemorar os 94 anos do PCdoB, que é a legenda mais antiga do Brasil.

Na edição dessa semana, a revista estampou em sua capa a matéria “Uma presidente fora de si”, que, de acordo com a UBM, “além das mentiras e distorções habituais, (…) também lançou mão do machismo mais descarado para tentar atingir a presidenta Dilma”.

IstoÉ invoca e reforça o estereótipo machista de que as mulheres são descontroladas emocionalmente, irracionais, e, consequentemente, não estão talhadas para o exercício do poder político. Não admitiremos a difamação e a mentira como arma política contra a primeira mulher a presidir a República em nosso país”, diz nota emitida pela entidade.

Nesse sábado (3), a Advocacia-Geral da União (AGU) também se posicionou contra a revista, abrindo um inquérito para apurar crime contra conteúdos ofensivos e contra a honra da presidenta em reportagens das duas últimas edições. Na reportagem desta semana, a revista declara que a chefe de governo perdeu o controle emocional e, portanto, a capacidade de manter-se no cargo.