Dilma Rousseff: Sou imensamente grata pela parceria do PCdoB

A presidenta Dilma Rousseff encaminhou mensagem ao PCdoB em celebração aos 94 anos do partido. A mensagem foi lida na sessão solene da Assembleia Legislativa da Bahia, realizada nesta segunda-feira (4), comemorativa ao aniversário do partido. Declarando-se grata pela parceria dos comunistas, Dilma afirmou que “a conjuntura é difícil e, sem o PCdoB, seria mais difícil ainda”.

Dilma Rousseff Luciana Santos

A presidenta se dirigiu ao PCdoB como “partido que protagonizou tantas lutas e conquistas em favor do Brasil. Um partido com uma forte e corajosa história. Um partido capaz de se reinventar a cada momento sem nunca perder a identidade. Um partido comprometido com as lutas pela soberania, pela democracia e pela justiça social”. Dilma afirmou também que é “um extraordinário alento saber que estaremos juntos sempre que estiverem em jogo os interesses do Brasil”.

A mensagem presidencial condena as agressões ao Estado Democrático de Direito e o aumento da intolerância e da truculência, mas afirma que isto não prevalecerá. “Sabemos o que é sobreviver à pressão de poderes imensos que se unem e conspiram contra a democracia”, diz o texto. Confiante e disposta, a presidenta afirma ainda: “Vamos vencer as forças do retrocesso. Contra elas temos o caráter pacífico de nossas ações, temos uma relação histórica de proximidade com o povo, com os trabalhadores e com os movimentos sociais. Temos o mais importante em uma democracia: 54 milhões de brasileiros e brasileiras me delegaram este mandato, que exerço em parceria com o PCdoB”.

Mais adiante a presidenta conclama “o desarmamento dos espíritos para que, sem abrir mãos das ideias e propostas, consigamos restabelecer a tranquilidade política e retomar o crescimento econômico – com mais emprego, mais direitos e mais inclusão” e fala das muitas conquistas obtidas nos últimos 13 anos.

Ao final, Dilma Rousseff reforça sua parceria com os comunistas: “Conto com o PCdoB para recolocar o Brasil na rota do desenvolvimento, com mais conquistas sociais e mais democracia”.

Leia abaixo a mensagem presidencial:

Mensagem da Excelentíssima Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff, em celebração aos 94 anos do PCdoB

Salvador, 04 de abril de 2016

Dirijo-me aos companheiras e companheiros do PCdoB neste momento de celebração dos 94 anos deste partido que protagonizou tantas lutas e conquistas em favor do Brasil. Um partido com uma forte e corajosa história. Um partido capaz de se reinventar a cada momento sem nunca perder a identidade. Um partido comprometido com as lutas pela soberania, pela democracia e pela justiça social.

Sou imensamente grata pela parceria do PCdoB – comigo, com meu governo e com o projeto estratégico que nos une e nos mobiliza. É um extraordinário alento saber que estaremos juntos sempre que estiverem em jogo os interesses do Brasil.

A conjuntura é difícil e, sem o PCdoB, seria mais difícil ainda.

A intolerância, a truculência e as agressões ao Estado Democrático de Direito estão crescendo, mas não se imporão. Sabemos o que é lutar contra forças poderosas sem desistir e sem nos entregar ao desânimo. Sabemos o que é sobreviver à pressão de poderes imensos que se unem e conspiram contra a democracia.

Sabotar os esforços que adotamos para superar a crise, propor “pautas bomba”, propor o golpe apresentando pedido de impeachment sem crime de responsabilidade, permitir quebras ilegais de sigilo, publicar histórias ficcionais machistas e preconceituosas e pedidos de renúncia em editoriais de primeira página – vale tudo para chegar ao governo que lhes foi negado pelo voto popular.

Lutarei, e conto com o PCdoB para fazê-lo, para preservar o mandato que me foi conferido pelo voto popular e pela continuidade do nosso modelo de desenvolvimento. Não vou me calor. Vou me defender e defender nosso projeto, e sei que posso contar com o apoio de vocês.

Não esperem de mim silêncio e resignação. Nunca me conformei com a injustiça e não será agora que isto vai acontecer. Sobretudo agora, quando está em jogo o próprio Brasil, Brasil que tanto amo, e do nosso povo que jurei representar.

Vamos vencer as forças do retrocesso. Contra elas temos o caráter pacífico de nossas ações, temos uma relação histórica de proximidade com o povo, com os trabalhadores e com os movimentos sociais. Temos o mais importante em uma democracia: 54 milhões de brasileiros e brasileiras me delegaram este mandato, que exerço em parceria com o PCdoB.

Defendo a pacificação dos ânimos. Defendo o desarmamento dos espíritos para que, sem abrir mãos das ideias e propostas, consigamos restabelecer a tranquilidade política e retomar o crescimento econômico – com mais emprego, mais direitos e mais inclusão.

O Brasil quer paz, quer democracia e quer tranquilidade para voltar a avançar. A preservação das conquistas sociais e econômicas dos últimos 13 anos depende de um ambiente menos conflagrado.

Quando menciono conquistas, falo dos 36 milhões que superaram a extrema pobreza e dos 63 milhões que tiveram acesso à saúde com o Mais Médicos. Penso nos 9,4 milhões de jovens e trabalhadores beneficiados pelo Pronatec, e nos 4,5 milhões de jovens que entraram nas universidades graças ao ProUni e o Fies. Lembro ainda os 10,5 milhões de brasileiros e brasileiras que têm moradia própria e digna por causa do MCMV. Fizemos muito e, juntos, vamos fazer muito mais.

Todas as conquistas dependem da democracia e todos nós precisamos da normalidade institucional para voltar a crescer e gerar empregos, promovendo um grande caminho de oportunidade para o nosso povo. Só encontraremos soluções se pudermos conviver e defender todas as propostas e ideias num ambiente de legalidade.

Conto com o PCdoB para recolocar o Brasil na rota do desenvolvimento, com mais conquistas sociais e mais democracia.

Longa vida ao PCdoB!

Um abraço a todos.