Assessor envolvido na máfia da merenda em SP é promovido

O servidor Alexandre Sampaio Zakir, chefe de gabinete do – ainda – presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Fernando Capez, envolvido direto na máfia da merenda foi promovido. Zarik assume a Secretaria Geral da Administração da Alesp. Ele será responsável pelo ordenamento de despesas, contratações, licitações de até 500 mil reais.

Alexandre Sampaio Zakir - Foto: Carta Capital

Denunciado por tentativa de obstruir as investigações sobre esquema de desvio de dinheiro público na mereda escolar administrada pelo governo do Estado, Zakir foi acusadoo pelo ex-assessor de Capez, Jeter Rodrigues que afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ter sido procurado por ele e pelo também ex-assessor Merivaldo dos Santos para combinar o que dizer em seu depoimento aos investigadores do "merendão". O acordo, segundo Rodrigues, era para assumir a titularidade de destino de um cheque de 50 mil reais depositado na conta de Santos.

A quantia foi repassada pela Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf) para a conta de Santos, segundo os investigadores, como parte da propina destinada ao deputado. Conforme divulgado por CartaCapital no último sábado (2), o lobista Marcel Júlio aponta Capez como o articulador do esquema. Caberia a ele pressionar integrantes do governo Geraldo Alckmin para liberar contratos na área de suco de laranja com a Coaf. O esquema, segundo as investigações, mostra que foram desviados ao menos 25 milhões de reais só no ano passado.

Zakir é delegado de polícia e ingressou como servidor comissionado na Alesp em junho do ano passado no Núcleo de Avaliação Estratégica do legislativo paulista. Em agosto assumiu a chefia de gabinete de Capez. Natural de Bauru, foi candidato a deputado federal pelo PPS nas últimas eleições e recebeu 10.590 votos. Também atuou em um reality show da Rede TV, o "Operação de Risco" mostrando o dia a dia da polícia.