Inglaterra: Trabalhista Corbyn supera Cameron pela primeira vez

As taxas de aprovação de David Cameron, Primeiro Ministro inglês, do Partido Conservador, não eram inferiores às do parlamentar trabalhista desde setembro, quando JeremynCorbyn foi eleito líder do seu partido

Cameron e Corbyn - Foto:Getty Images

Apenas 34% dos eleitores aprovam o desempenho do Primeiro Ministro, enquanto 58% reprovam o governo do Partido Conservador

A diferença de 24 pontos é pior que a de 22 entre os 30% que aprovam as ações de Corbyn e os 52% que desaprovam.

O líder Trabalhista dificilmente poderia ser considerado universalmente popular, e suas avaliações batem as de Cameron por pouco – e menos eleitores no total o aprovam – mas a nova pesquisa da YouGov é mais positiva para ele que todas as outras desde que se tornou líder.

Em novembro, ele estava 40 pontos atrás de Cameron, e agora lidera por 2, graças à sua crescente popularidade e quedas na aprovação do Primeiro Ministro.

A mudança pode estar mais relacionada à impopularidade de Cameron entre os Conservadores, que hoje o aprovam muito menos do que em 2015 – principalmente por sua posição em relação ao referendo de saída da União Europeia – os eleitores conservadores são geralmente a favor da saída, enquanto o líder conservador é contra – e, um pouco menos, pelas recentes controvérsias com sua evasão fiscal.

A pesquisa foi concluída pouco antes de novas revelações de que Cameron teve ações em uma offshore por cinco anos enquanto foi líder da oposição, tendo vendido as ações em 2010.

Ainda que a União Europeia tenha prejudicado o Primeiro Ministro mais que seus impostos até agora, a pesquisa concluiu que 68% dos eleitores não confiam em Cameron para lidar com assuntos fiscais.