Audiência pública discutirá drogas no sistema prisional
“As drogas e as políticas de contenção de danos nas prisões” é o tema da oitava audiência pública do projeto Transformação e Humanização do Sistema Prisional, que acontece nesta terça-feira (12/04), às 14h, na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus).
Publicado 12/04/2016 09:44 | Editado 04/03/2020 16:24
Na pauta do encontro, o debate sobre sofrimento e uso de drogas no sistema prisional e a construção efetiva de uma política de redução de danos junto aos presos e suas famílias, além da compreensão dos diversos setores que atendem os internos com o intuito de construir um projeto terapêutico integrado.
Participam da audiência Rafael West, psicólogo e coordenador de Articulação de Redes na Senad/Ministério da Justiça; Elton Gurgel, do Programa de Ações Continuadas sobre Drogas da Sejus; Aline Bezerra, secretária especial de políticas sobre drogas; Nelson Massabani, do grupo Celebrando Restauração da Igreja Batista; Tamara Silva, militante antiproibicionista da Rede Nacional de Coletivos e Ativistas pela Legalização (Renca); e representantes do Centro de Referência Regional (CRR/Uece) e secretarias de Saúde e Cultura do Estado.
Na ocasião, será realizada a aula inaugural do Centro de Referência Regional da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O curso vem articulando redes de atenção a usuários de crack e outras drogas, tendo como principal objetivo a promoção e capacitação dos profissionais que convivem com essa realidade.
“Nossa ideia é construir com agentes e demais profissionais que lidem com o assunto dentro do sistema uma metodologia para este curso. Queremos montar um grupo de referência com o programa já existente, para ter mais acesso às unidades, sendo referência tanto agente quanto profissionais de saúde”, destaca Lúcia Bertini, assessora especial do sistema penitenciário.
Serviço
Audiência pública ‘Educação: por um projeto político-pedagógico para as prisões’
Data: terça-feira (12/04)
Hora: a partir das 14h
Local: Auditório da Sejus, Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles