CIA usava Mossack Fonseca para ocultar ações

Agências de inteligência de diferentes países usavam os serviços da Mossack Fonseca, empresa jurídica panamenha, durante anos para esconder a sua atividade, informou a mídia alemã.

Parede com o dístico CIA em Langley, Virginia

A Mossack Fonseca está no centro de um escândalo internacional relacionado com a evasão fiscal por parte de políticos, ricos e figuras poderosas.

De acordo com o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, agentes secretos e informantes de todo o mundo, incluindo da CIA (Agência de Inteligência dos EUA), usavam amplamente os serviços da empresa e criavam companhias offshore para esconder as suas atividades.

Entre os clientes da Mossak Fonseca estavam pessoas envolvidas no escândalo internacional de 1980, quando oficiais dos EUA facilitaram secretamente a venda de armas ao Irã.

O jornal acrescentou que os oficiais das inteligências da Arábia Saudita, Colômbia e Ruanda também estiveram envolvidos com a empresa.

No início deste mês, o jornal denunciou o envolvimento de alguns ex-líderes e figuras no poder nos esquemas fiscais.

A Mossak Fonseca respondeu à revelação recusando confirmar a informação e acusou os jornalistas de acesso não autorizado aos seus documentos, avisando que o uso de dados obtidos ilegalmente é considerado crime e que a empresa não hesitará em avançar com medidas legais.