Japão e EUA aumentarão aliança militar na Ásia e no Pacífico

Os chanceleres dos Estados Unidos, John Kerry, e do Japão, Fumio Kishida, acertaram nesta segunda-feira (11), em Hiroxima, reforçar a aliança militar na região da Ásia-Pacífico, estabeleceu o porta-voz da chancelaria japonesa, Yasuhisa Kawamura.

John Kerry discursa em encontro do G7 em Hiroxima, Japão

"Washington e Tóquio coincidem na necessidade de manter estreita colaboração na região à que estimam com situação grave pelas tensões intercoreanas", declarou a fonte.

Kishida e Kerry também se comprometeram a trabalhar para uma rápida implementação do Acordo de Associação Transpacífico (TPP), que inclui 12 países da bacia do Pacífico.

Os dois chefes diplomáticos reuniram-se em Hiroxima, Japão, à margem de uma reunião concluída hoje em que participaram os chanceleres das sete nações capitalistas mais desenvolvidas.

Kerry e Kishida aspiram à aprovação pelos assistentes ao G-7 de um texto denominado "Declaração de Hiroxima", com ações específicas e concretas para promover o desarmamento nuclear, informou Kawamura.

Outro ponto no encontro dos dois chanceleres correspondeu à polêmica de uma nova localização de uma base norte-americana em Okinawa rejeitada pela população dessa meridional território, ainda que ambos diplomáticos a consideram como única solução.