Economia chinesa tem "bom começo" no primeiro trimestre

Há evidência suficiente de que a economia chinesa teve um "bom começo" no primeiro trimestre, disse nesta quarta-feira (13) Zhao Chenxin, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR).

Operárias trabalham em um indústria de calçados na China

As mudanças positivas foram registradas em crescimento de investimento, preços estáveis, crescentes lucros de negócios, recuperação do mercado de imóveis e mais alta receita fiscal, de acordo com Zhang.

O investimento de ativos fixos cresceu 10,2% anualmente nos primeiros dois meses, 0,2 ponto percentual a mais que o crescimento anual de 2015, disse ele.

O índice de preços ao consumidor (IPC), um importante indicador da inflação, aumentou 2,3% ano a ano em março, igual ao registro de fevereiro. Na base mensal, o índice de preços ao produtor (IPP), que mede os custos de mercadorias de fábrica, cresceu 0,5% em relação ao mês de fevereiro, quando caiu 0,3%. O crescimento em março foi o primeiro aumento mensal desde janeiro de 2014, acrescentou.

Os lucros das principais empresas industriais aumentaram 4,8% anualmente nos primeiros dois meses, terminando a tendência para baixo do ano passado, de acordo com Zhang.

As vendas de imovéis residenciais aumentaram anualmente 28,2% em termos de área e 43,6% em termos de receita nos primeiros dois meses, uma alta de 21,7 pontos e 29,2 pontos percentuais, respectivamente, em relação ao ano anterior, assinalou o porta-voz.

A receita fiscal aumentou 6,3% anualmente em janeiro e fevereiro, o maior crescimento desde janeiro do ano passado, segundo Zhao.

O Índice de Gestores de Compra (PMI) foi de 50,2 em março, mais alto em o registro de 49 em fevereiro, recorde desde agosto do ano passado, acrescentou.

Ele fez a declaração em uma coletiva de imprensa regular antes da divulgação dos principais dados econômicos na sexta-feira.