Boaventura Santos: A luta do Brasil contra o golpe é a nossa luta

O professor português Boaventura Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, manifestou em vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (16) que o povo brasileiro “está do lado certo” ao condenar o golpe para tirar a presidenta Dilma do governo. Ele lembrou que os olhos do mundo democrático estão voltados para o Brasil e declarou que “a vossa luta é a nossa luta”.  

Boaventura Sousa Santos

Na opinião dele, não é só a democracia que perde com o golpe mas perdem também as conquistas de 12 anos que fizeram do Brasil um país menos injusto. Segundo Boaventura, há pelo menos um ano “forças poderosas internas e externas” se movimentam para desestabilizar a vida econômica, social e política brasileira para recuperar o poder perdido desde as eleições do presidente Lula. 

“Todos os democratas brasileiros vão ter que defender essas conquistas e a democracia brasileira nas ruas e nas instituições. Mas é preciso ter cuidado com as provocações. Vão haver provocadores infiltrados no processo criando violência para suscitar a repressão”, lembrou o professor.
Ainda que tenha destacado a importância das ruas, Boaventura disse que o papel decisivo será das instituições. Na opinião dele, as instituições brasileiras são sólidas e saberão dar a resposta em um momento em que a democracia está ameaçada. 
“Tenho confiança expressa que as forças desestabilizadoras, golpistas serão travadas e a democracia regressará a sua normalidade e todos voltaremos ao nosso trabalho por uma sociedade melhor, mais justa e mais equilibrada. O povo unido jamais será vencido”, defendeu Boaventura.