Jô Moraes é homenageada com Medalha da Inconfidência 

Diversas vezes aclamada pelo público que lotou o entorno e a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) foi agraciada, este ano, com a Medalha da Inconfidência, na designação Grande Medalha, durante celebração de 21 de abril, na cidade simbolicamente representando a capital de Minas Gerais.  

Jô Moraes é homenageada com Medalha da Inconfidência

A parlamentar foi cumprimentada especialmente pela declaração de voto no processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara dos Deputados no último dia 17, quando homenageou os que lutaram para que a democracia florescesse. Na ocasião, ela fez referência a Tancredo Neves e atacou o que chamou de “vergonhosa fraude jurídica; a farsa política de Michel Temer e Eduardo Cunha”, respectivamente vice-presidente da República e presidente da Casa Legislativa.

Da tribuna de honra, Jô por diversas vezes acenou para os populares que chamavam seu nome para lhe dizer “você me representa”. Ela se disse tocada “pela manifestação popular numa praça e numa cerimônia de tão grande significado histórico, libertário. A história não perdoará os novos Silvérios dos Reis”, avaliou.

“A comemoração desta data de reafirmação da liberdade de um povo que não aceita grilhões nem tutela, este ano, também se transformou num ato contra o impeachment, em defesa da democracia”, afirmou Jô Moraes durante entrevista.

Criada em 1952, a Medalha da Inconfidência é a maior comenda concedida pelo Estado a personalidades e entidades que contribuem de maneira efetiva para o desenvolvimento de Minas Gerais, do Brasil e da humanidade. Este ano a cerimônia homenageou 148 pessoas.