Atingido por tornado, Museu das Missões será restaurado no RS

No último domingo (24), parte do Rio Grande do Sul foi atingida por um tornado que afetou também o Museu das Missões, localizado em São Miguel das Missões. Parte das instalações físicas e do acervo do museu foi danificada. O Instituto Brasileiro dos Museus, vinculado o Ministério da Cultura, já concluiu a avaliação preliminar dos danos e definiu as primeiras ações voltadas ao restauro do prédio e do entorno, assim como das 83 esculturas danificadas.

Museu das Missões Orientais - Divulgação

Em reunião com a participação do presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão, do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul, Eduardo Hahn, e do prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, foram definidas ações conjuntas para a salvaguarda das obras em local seguro e seu restauro, além da recuperação da área em que o museu está situado, no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.

A Superintendência do Iphan no Rio Grande do Sul cedeu ao Ibram espaço físico em prédio localizado a cerca de 100 metros do Museu das Missões para onde as esculturas serão deslocadas posteriormente. Temporariamente, as peças foram abrigadas pelo Ibram em hotel da região.

No local cedido pelo Iphan, será montado laboratório de restauro e espaço expositivo, no qual as esculturas serão em breve expostas ao público, que poderá acompanhar o trabalho de restauração. "Isso nos dá a possibilidade de manter o acervo acessível", explica o presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão.

O espaço será utilizado pelo Ibram em caráter provisório até que seja concluída a restauração do Pavilhão Lúcio Costa, parte da estrutura física do Museu das Missões que foi atingida pelo tornado.
De acordo com o presidente do Ibram, já estão sendo realizadas tratativas com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para o estabelecimento de acordo de cooperação técnica para que alunos dos cursos de Conservação e Restauro de Bens Culturais e de Museologia possam acompanhar o processo de restauro das peças missioneiras. O Ibram também já solicitou a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Programa Ibermuseus para as ações de recuperação do Museu e das obras danificadas.

O museu

O Museu das Missões foi criado em 8 de março de 1940 com o objetivo de reunir e conservar as obras de arte ou de valor histórico relacionadas com os Sete Povos das Missões Orientais, fundados pela Companhia de Jesus na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Projetado pelo arquiteto Lucio Costa, o Museu das Missões foi o primeiro no mundo edificado para tratar do tema “Missões”. Somente alguns anos depois outros países, como Argentina e Paraguai, construíram museus que também estavam voltados para essa temática. O Museu das Missões reúne a maior coleção pública de imagens missioneiras do Mercosul. As três salas de exposição do Pavilhão Lucio Costa apresentam 81 imagens missioneiras.

As Missões

Os Sete Povos das Missões é o nome de um conjunto de aldeias indígenas idealizadas pelos jesuítas espanhóis ao sul do continente numa área que hoje atinge o Rio Grande do Sul, o Norte da Argentina e o Leste do Paraguai. Também conhecidos como Missões Orientais, devido à localização com relação ao Rio Uruguai, as missões foram destruídas pelos bandeirantes e exploradores portugueses.