Sindicatos da Rússia fazem desfile pelo 1º de Maio

Os maiores sindicatos da capital russa e da província iniciaram, neste domingo (1°/05), o desfile pelo 1° de Maio na praça Vermelha com consigna de reclamo por mais emprego, salários dignos e proteção da indústria nacional.

Cidadela do Kremlin, sede do governo da Rússia

Em primeira fila desfilaram os representantes da Federação de Sindicatos Independentes de Rússia, encabeçados por Mijail Shmakov. O dirigente foi acompanhado do prefeito de Moscou, Serguei Sobyanin, e outros servidores públicos do governo.

Podiam ser lidos nos cartazes decorados com vivas cores como símbolo da primavera (a festa do Trabalho) os principais reclamos dos trabalhadores por um incremento salarial e das pensões; bem como a proteção do Estado às indústrias e empresas nacionais.

Unidade, solidariedade e o direito ao trabalho foram elaborados pelos sindicatos russos representados em diversos setores produtivos e dos serviços.

Nas primeiras colunas do desfile marcharam também ativistas do oficialista partido Rússia Unida. Neste dia marcharão outras formações políticas parlamentares, com percursos independentes até a praça Vermelha. Calcula-se que desfilem neste 1º de Maio cerca de dois milhões de pessoas.

Faz vários anos, desde a desintegração da União Soviética, o Primeiro de Maio celebra-se como a festa do trabalho e da primavera, sem que passem inadvertidos os reclamos dos trabalhadores e defesa de seus direitos trabalhistas. Em algumas ex repúblicas soviéticas foi anulada a celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores.