SC sedia Congresso Nacional Parto Humanizado

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sediará nos dias 16 e 17 de junho a segunda edição do Congresso Nacional Parto Humanizado. Idealizadora do evento, a deputada estadual Ana Paula Lima (PT), ocupou a tribuna da Casa nesta semana para falar sobre a importância da discusão do tema.

"O primeiro congresso, realizado no ano passado, foi um marco para o debate sobre a assistência à saúde, o papel da mulher contemporânea, o empoderamento da mulher e o seu protagonismo no parto. Para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascimento das nossas crianças”.

Em sua fala, a parlamentar destacou a sanção da Lei das Doulas (16.869, de 2016) fruto do Projeto de Lei 208/2013, de autoria da então deputada estadual Angela Albino (PCdoB) – atual federal -, em coautoria com o deputado Darci de Matos (PSD) aprovado no fim do ano passado na Assembleia Legislativa. "Santa Catarina é um exemplo para o Brasil com a aprovação da Lei das Doulas, mas ela precisa ser implementada. Queremos respeito às mulheres", enfatizou.

Com informações da Agência AL