Rússia e o golpe no Brasil: "intervenção externa é inadmissível"

Assumindo uma posição semelhante à dos Estados Unidos, o governo russo declarou nesta quinta-feira (12) que o golpe de Estado aplicado no país é uma "assunto interno do Brasil". Segundo a porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakhárova, "Moscou acompanha a situação". A diferença em relação aos Estados Unidos é que o país europeu não apoia veladamente o golpe em curso, visto que a alteração do poder no Brasil afetará fortemente as relações econômicas e políticas com a Rússia.

Maria Zakharova

“É importante que estes processos se realizem rigorosamente no âmbito de Constituição, correspondam às normas de legislação nacional. Também é <…> importante que o resultado de desenvolvimentos, qualquer que seja, não leve à divisão na sociedade ou intensificação da violenta confrontação política. Sem dúvida, qualquer intervenção destrutiva externa é inadmissível”, disse Maria na sua entrevista coletiva na quinta-feira (12).

Segundo Maria, Moscou está interessada em um Brasil estável, democrático que desenvolva aceleradamente e desempenhe um papel importante no palco internacional.

"O Brasil para a Rússia é um parceiro importante na política externa tanto na América Latina, bem como no mundo em geral", disse Maria.