Estação Espacial soviética Mir foi desmantelada prematuramente

A primeira estação espacial no mundo, a soviética Mir (Paz, em russo), deveria ter funcionado um pouco mais, embora isso não fosse viável financeiramente, disse um executivo da agência espacial russa Roscosmos.

Estação espacial soviética Mir

A União Soviética começou a colocar partes da estação espacial na órbita baixa da Terra em 1986. A Mir foi retirada da órbita e caiu no oceano Pacífico em 2001, depois de permanecer 15 anos no espaço.

"A estação poderia ter sido mantida, agora saber até que ponto isso era justificado já é outra questão”, disse o ex-cosmonauta Serguei Krikaliov à RIA Novosti.

Krikaliov, que assinalou este ano como 25° da sua primeira missão na Mir, disse que a estação espacial foi tão bem construída tecnicamente que poderia funcionar durante bastante mais tempo.

"Mas voar por voar era inútil”, disse acrescentando que a Rússia planejou uma segunda estação, mas não haveria dinheiro suficiente para ambas.

Krikaliov acrescentou que ele realizou uma campanha para usar a Estação Mir como base orbital para a nascente Estação Espacial Internacional (EEI), adicionando novos módulos, em vez de montar a EEI a partir do zero. Ele disse que o plano foi de manter a Mir como uma estação espacial de reserva por mais três ou cinco anos.

Mas a Nasa, que investiu no projeto da EEI, se opôs a esta proposta e a Mir foi desmantelada depois do lançamento bem sucedido do primeiro módulo da EEI para órbita em 1998.