Comunistas repudiam conspiração de golpistas para afastar Dilma

A bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados repudiou as declarações de Romero Jucá e Sérgio Machado divulgadas nesta segunda-feira (23) que escancaram as articulações golpistas para afastar a presidenta  eleita pelo voto popular, na tentativa para barrar as investigações de corrupção na política nacional. Os comunistas pedem que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigue e determine a prisão de Romero Jucá, ministro interino que pediu afastamento após o caso vir a conhecimento de todos.

Câmara: partidos de direta apoiam Temer; PT, PCdoB e Psol são oposição - Agência Câmara

Para o líder da Bancada do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA), as declarações de Romero Jucá certificam “a fraude do golpe”. “Isso só confirma o que já dizíamos que estava em curso. Um dos objetivos do golpe era frear a Lava Jato. O Supremo Tribunal Federal deve intervir imediatamente e tratar Romero Jucá da mesma forma que tratou Delcídio do Amaral. Temos que interromper essa trajetória golpista”, diz.

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), lembrou que se havia dúvidas sobre o significado das articulações da oposição e de alas do PMDB, as gravações “escancaram a atuação coletiva do grupo de Temer, de setores do Legislativo e do Judiciário, em prol de um golpe no país”.

Para o deputado, "o golpe está desmascarado de vez e precisa ser revertido. É preciso a urgente retomada da democracia, com o fim da interinidade golpista e com investigações sérias sobre Jucá, sobre o ex-senador Sérgio Machado, o PSDB e todos os citados como envolvidos no seu 'pacto para frear a Lava Jato'", defende o deputado.

Na última semana, a ministra Rosa Weber deu um prazo de 10 dias para que Dilma Rousseff explicasse as razões de chamar seu processo de impedimento de golpe. O questionário atende uma ação ajuizada por deputados que faziam oposição ao governo da petista. Após a divulgação dos áudios de Jucá e Machado, jornalistas e ativistas sugerem que Dilma encaminhe as conversas para avaliação da ministra da Suprema Corte.

Nas redes sociais, a deputada Jandira Feghali (RJ) comentou que o PCdoB é uma das legendas que vem denunciando há tempos o golpe em curso, mas tem sido desacreditado por alguns setores. “Nada como um dia após o outro. A gente denuncia e muitas pessoas não acreditam. Acham que são apenas palavras de ordem, panfletos, mas tiraram Dilma da sua cadeira no Palácio do Planalto para possibilitar a interrupção da Operação Lava Jato. Não foi para limpar o Brasil. A atitude de Jucá naquele telefonema, ao demonstrar a articulação em torno de Michel Temer, se chama obstrução de justiça. Eles armaram um golpe para paralisar a investigação e a punição dos corruptos da Lava Jato. Isso significa prisão”, defende.

Para a deputada Angela Albino (PCdoB-SC), “a cada dia do governo Temer fica mais evidente que ele representa a velha política e os velhos métodos de obstruir investigações”. Com a queda de um dos nomes fortes do governo Temer, os 11 primeiros dias de gestão do vice de Dilma ficam marcados pela má fé, inabilidade e confusão.