Dilma: Gravação escancara desvio de poder, fraude e conspiração

A presidenta Dilma Rousseff participou da abertura do 4º Congresso Nacional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, nesta segunda-feira (23), em Brasília. Ovacionada pelo público, a presidenta afirmou que as gravações de conversas do ministro do gabinete do golpe, Romero Jucá, publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo são uma prova do “caráter golpista desse processo de impeachment”.

Dilma - Agência Brasil

“Se alguém ainda não tinha certeza de que há um golpe em curso, baseado no desvio de poder, na fraude, as declarações fortemente incriminadoras do Jucá sobre os reais motivos do impeachment e sobre quem está por trás dele eliminam qualquer dúvida. Repito: a gravação escancara o desvio de poder, a fraude e a conspiração do processo de impeachment promovido contra uma pessoa inocente, sem nenhum crime de responsabilidade", salientou Dilma durante o evento.

Na gravação, o agora ex-ministro do Planejamento Romero Jucá diz ao ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que há um pacto para  golpear o mandato de Dilma e impedir o avanço da Operação Lava Jato.

“Vamos ficar atentos para desfazer todas as iniciativas desse governo provisório e interino, em especial, a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Essa talvez seja uma das medidas mais graves tomadas pelo governo provisório”, reforçou a presidenta, que desceu do palco e caminhou entre a plateia sob aplausos e palavras de ordem em defesa da agricultura familiar e contra o golpe.

"Tenho a certeza de que juntos vamos derrubar esse golpe, vamos derrotar os golpistas, vamos juntos fortalecer a democracia nesse país. Nós vamos voltar, de uma forma ou de outra", declarou.



Evento

Cerca de 1,2 mil representantes da agricultura familiar das cinco regiões do país do Brasil estão acampados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília, para participar de oficinas temáticas para o fortalecimento da agricultura familiar, como reforma agrária, produção de alimentos saudáveis, fortalecimento das mulheres da agricultura e permanência dos jovens no campo.

Segundo a organização do evento, o objetivo do congresso é formalizar a luta social em defesa dos interesses da agricultura familiar.