Unegro conclama militantes para a 9ª Plenária estadual 

Sob o impacto do golpe e do anúncio do corte de verbas para os programais sociais, a União de Negros pela Igualdade (Unegro) irá realizar no próximo sábado (28), em Itabira, sua 9ª Plenária Estadual. O objetivo dos ativistas é fortalecer os laços com os demais movimentos sociais – que também repudiam os retrocessos anunciados pelo governo do presidente Michel Temer, de caráter interino e provisório.

Na pauta também está prevista a discussão de alternativas para ampliar a participação dos militantes na agenda proposta pela Frente Brasil Popular nos próximos 180 dias – período de defesa da presidenta Dilma Rousseff das acusações que levaram ao seu afastamento.

“Vamos intensificar as mobilizações. O vazamento do áudio de Romero Jucá indica a possibilidade real do retorno da presidenta Dilma”, diz o presidente estadual da entidade, Alexandre Braga. Em Minas Gerais, a Unegro firmou posição pelo “Fora Temer” e tem se destacado nas mobilizações de rua. A entidade também tem apoiado as ocupações pela democracia, como a Ocupação Mata Machado da Faculdade de Direito e Ciências do Estado, na UFMG, e a Ocupação da Funarte.

A plenária do próximo sábado (28) também irá eleger os delegados e delegadas que representarão Minas Gerais no 5º Congresso Nacional da Unegro que acontecerá entre os 10 e 12 de junho em São Luis, no Maranhão.

Programação
10 horas – Abertura com a presença do prefeito de Itabira dr. Damon Sena
Jose Norberto – diretor de Igualdade Racial da Prefeitura de Itabira
Alexandre Braga – presidente da Unegro-MG
Zelia Lucia Lima – membro da Direção Nacional da Unegro
Agnelio Silva – Sindicato dos Vigilantes de MG
Rosemary Sousa – diretora da Interassociação

11 horas – Leitura e debate da tese resumida do 5º Congresso Nacional da Unegro

Serviço
9ª Plenária Estadual da Unegro -MG
Data: Sábado (28)
Horário: 10 horas
Local: Comunidade Quilombola do Morro do Santo António – Itabira -MG

Da redação do Vermelho-Minas