Coaf vê indícios de lavagem de dinheiro em contas de Agripino

O presidente do DEM, Agripino Maia (RN) – investigado por suspeita de receber propina da empreiteira OAS – agora é alvo de investigações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) teria realizado operações suspeitas no valor de R$ 15,9 milhões entre dezembro de 2011 e novembro de 2014.

Agripino pediu viagem de jatinho a empreiteiro

É o que aponta o relatório do Coaf, que integra o inquérito contra o parlamentar que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal, por conta do foro privilegiado, apontando suspeita de lavagem de dinheiro.

Um dos articuladores do golpismo, Agripino ocupou por vezes a tribuna do Senado para discursar contra a corrupção. Depois que passou a ser investigado pelo STF seu discuso deu lugar a declarações de que tudo não passava de intriga.

Mas segundo apurou a Polícia Federal, Agripino recebeu propina para viabilizar a liberação de recursos do BNDES para a empreiteira, para financiar a construção do estádio Arena das Dunas, em Natal, construído para a Copa de 2014.

Parceiro

Em trechos de gravações divulgados pela Folha de S. Paulo, o senador potiguar foi citado em conversas entre o ex-presidente da Transpetro e delator na Lava Jato, Sérgio Machado, e o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB). Na conversa, Machado questiona a Renan: “Quem é que nunca pediu dinheiro? José Agripino, Aécio, Arthur, Aloysio”.

Em outra conversa, ambos citam Agripino como pessoa certa opara integrar a cúpula para barrar a Lava Jato. Machado diz que o senador é alguém que “pode ser parceiro”. “Não é possível que ele vá fazer maluquice”, disse o ex-presidente da Transpetro.

Na mesma conversa, Renan respondeu: “O Zé nós combinamos de botá-lo na roda. Eu disse ao Aécio e ao Serra que no próximo encontro que a gente tiver tem que botar o Zé Agripino e o Fernando Bezerra. Eu acho”.