SUS: Padilha sugere debate sobre taxação de grandes fortunas

Ex-ministro da saúde do governo da presidenta Dilma Rousseff, Alexandre Padilha afirmou que em um momento de crise é preciso fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e não enfraquecê-lo. Sobre o financiamento do SUS, o atual secretário de saúde da cidade de São Paulo declarou que é necessária uma revisão tributária, incluindo o debate sobre taxação de grandes fortunas.

Mulheres na 15ª Conferencia nacional de saúde - 15ª Conferência Nacional de Saúde - Facebook
As declarações foram feitas durante o 3º Fórum de Saúde no Brasil, que está sendo realizado na capital paulista. “É o momento de discutir taxação sobre grandes fortunas e sobre movimentação financeira para financiar a saúde”, completou Padilha.
O secretário lembrou que o SUS insere 12 milhões de brasileiros no mercado formal gerando empregos. “Gasto com SUS é investimento. O retorno do PIB (Produto Interno Bruto) é de uma vez e meia daquilo que é investido”, explicou. 
Ele citou ainda que a melhoria do serviço público em saúde impacta de maneira positiva na oferta dos serviços oferecidos pela rede privada.
Desmonte do SUS

Os argumentos de Alexandre Padilha vão na contramão do que é defendido pelo governo interino do pemedebista Michel Temer. A implementação de medidas, como a que impõe limite nos gastos sociais e ainda a que autoriza a União a usar recursos desses gastos em outras áreas, podem agravar o subfinanciamento do SUS. 
As primeiras declarações do ministro interino da saúde, Ricardo Barros (PP-PR) sinalizam o descompromisso do governo provisório com um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. O interino afirmou que seria preciso rever o tamanho do SUS. Ele voltou atrás na afirmação, no entanto, o governo Temer segue concretizando medidas que podem afetar o direito à saúde dos brasileiros

Fórum

Além da viabilidade do SUS, o 3º Fórum de Saúde no BRasil traz o debate sobre saúde suplementar, novos modelos de assistência médica e a importância da prevenção e da atenção primária na redução de custos. A iniciativa prossegue nesta quarta-feira (15) no auditório da PUC São Paulo (rua Monte Alegre, 1024), das 8h30 às 13h30.