PCdoB reúne-se com co-irmão belga e participa em ato de solidariedade

O secretário de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho, manteve nesta terça-feira (14), em Bruxelas, uma reunião com seu colega belga, Mario Fransenn, responsável pelas Relações Internacionais do Partido do Trabaho da Bélgica (PTB).

Ato de encerramento do Congresso do PTB, em junho de 2015

O dirigente comunista brasileiro informou sobre a crise política no Brasil, a luta contra o golpe, as manifestações do povo brasileiro contra o governo usurpador de Miichel Temer e a proposta do Partido Comunista do Brasil e outras forças políticas democráticas e progressistas de convocar um plebiscito para que a população se pronuncie sobre a antecipação da eleição presidencial. Reinaldo narrou ainda os esforços dos partidos políticos de esquerda e progressistas e dos movimentos sindicais, juvenis e populares para organizar a Frente Brasil Popular.

Os camaradas belgas reiteraram a solidariedade ao povo brasileiro em sua luta pela democracia.

Durante as conversações, os dois partidos trocaram também informações sobre a ação internacionalista comum.

Ambos os partidos participarão no encontro do Foro de São Paulo, de 22 a 26 de junho em San Salvador (El Salvador) e na reunião do Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, de 2 a 4 de julho próximo na cidade de Ho Chi Mihn, no Vietnã.

O Partido do Trabalho da Bélgica credencia-se cada vez mais como uma força política em expansão no país europeu. Superou uma cláusula de barreira de cinco por cento e elegeu dois deputados ao Parlamento nacional. Tem também deputados provinciais e conselheiros municipais (vereadores) em diversas regiões do país. As pesquisas de opinião apontam o partido como detentor de uma intenção de votos de 13%.

O PTB está à frente das amplas mobilizações populares e operárias na crescente luta social contra as políticas de austeridade da União Europeia e do governo belga.

Nesta quarta-feira (15), o secretário do PCdoB participará em um ato de solidariedade com os povos da América Latina, em Bruxelas. O evento terá também a presença de representantes de Cuba, Venezuela, Bolívia, do grupo da Esquerda Unitária e Verde Nórdica do Parlamento Europeu e movimentos de solidariedade belgas. Sertão apresentados vídeos com falas da presidenta da UNE, Carina Vitral, do presidente da CTB, Adílson Araújo e de artistas brasileiros contra o impeachment.