Ministro da Transparência de Temer nomeia sócia para chefiar gabinete

Assumindo o ministério depois que seu antecessor, Fabiano Silveira, foi flagrado em conversas gravadas pelo delator Sérgio Machado criticando a Operação Lava Jato, o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle de Michel Temer, Torquato Jardim, resolveu "dar o exemplo" e nomeou sua sócia em um escritório de advocacia para chefiar o gabinete no ministério.

torquato-jardim-com-sua-socia-lilian-brandao - Divulgação

A nomeação foi publicada na edição da última terça-feira (14) no Diário Oficial da União. De acordo a portaria de sua nomeação, Lilian receberá um salário de R$ 11,2 mil.

A sócia de Torquato assume quatro dias depois do governo provisório ter anunciado o congelamento de 4,3 mil cargos comissionados alegando "corte de gastos".

Torquato assumiu depois que Fabiano Silveira foi flagrado em conversas com o delator da Lava Jato, Sérgio Machado, dando orientações ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre como se defender das investigações.

Ao tomar posse, Torquato disse na primeira reunião com funcionários da extinta Controladoria Geral da União (CGU) que os servidores que tenham "incompatibilidade" ideológica com o governo de Temer devem entregar os seus cargos.

"É claro que isso pressupõe uma compatibilidade política, filosófica e ideológica que cada qual com o governo de transição do presidente Michel Temer. Quem tiver uma incompatibilidade insuperável de qualquer tipo e qualquer circunstância, tenho certeza, terá a dignidade de pedir, espontaneamente, a sua exoneração", disse.