Empresas investigadas na Lava Jato representam 14% do PIB

As empresas investigadas por duas das principais operações realizadas pela Polícia Federal atualmente no Brasil, Lava Jato e Zelotes, representam, juntas, 14% do PIB, aponta um levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo. As receitas das 32 companhias somam cerca de R$ 760 bilhões.

PIB

Reportagem de Fernando Scheller e Monica Scaramuzzo traz a opinião de analistas sobre os números e o impacto que essas investigações podem trazer para a economia brasileira.

"Não é um número desprezível. Se considerado o impacto indireto sobre a cadeia do petróleo e construção pesada do País, o estrago é chocante, de proporções incomensuráveis", analisa o economista José Roberto Mendonça de Barros, sócio da MB Associados. "A questão que fica é: quais serão os impactos para o País, olhando daqui pra frente?", pergunta ele.

O texto também traz a dimensão de quão devastadores foram esses efeitos para as próprias empresas – muitas quebraram, tiveram que vender ativos e outras entraram em recuperação judicial, isso sem falar nas milhares de demissões. De acordo com dados da Força Sindical, um milhão de trabalhadores foram mandados embora.