Brexit: Referendo tem 46 milhões de inscritos para votar

Ao todo, mais de 46 milhões de cidadãos do Reino Unido e de Gibraltar foram registrados para votar no referendo do dia 23 de junho sobre a continuidade ou a saída do país da União Europeia (UE).

Bandeiras da União Europeia (esq.) e Reino Unido

Segundo os dados oficiais divulgados nesta terça-feira (21) pela Comissão Eleitoral, nas 382 áreas de votação espalhadas pelo país, há 46.499.537 eleitores.

Os números registrados demonstram que uma ampla maioria (38,9 milhões) correspondem à Inglaterra, enquanto Escócia ronda os 4 milhões, Gales representa cerca de 2,03 milhões, e Irlanda do Norte se apresentará às urnas com 1,03 milhão de pessoas. Gibraltar, que também poderá opinar no referendo, representa um percentual menor segundo os cálculos da Comissão Eleitoral, um total de 24,1 mil eleitores do território de ultramar que poderiam se inscrever.

As pesquisas levadas a cabo até o momento em Gibraltar demonstram que a dependência britânica pode ser chave para a permanência do reinado na UE, já que a maioria dos residentes gibraltinos são grandes partidários da continuidade britânica na Europa.

O prazo de registro terminou em 9 de junho, dois dias depois da data prevista inicialmente, devido aos problemas técnicos que complicaram o acesso à página digital nas últimas horas do processo, segundo lembra a mídia local.