Plataforma Rede SAN é apresentada em Florianópolis

Os presidentes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Caisan) realizaram nesta quarta-feira (22) encontro para apresentar a plataforma Rede SAN, sobre segurança alimentar e nutricional para municípios, conselhos municipais e câmaras intersetoriais, além de apresentar o mapeamento da situação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos municípios do Estado.

rede san

A plataforma foi idealizada pela Secretaria Executiva de Políticas Sociais e Combate à Fome (SST) e tem como objetivo dar suporte ao Sisan, ajudando na comunicação entre os setores que atuam no tema e tirar dúvidas da população. Para o Gerente de Programas da SST, Flávio Souza, Santa Catarina já está um passo à frente dos outros Estados quando se fala em Sistema Alimentar Nacional (SAN).

"O Governo do Estado tem feito gestos nesse sentido, o próprio governador encaminhou para Assembléia Legislativa um projeto de redução de ICMS para os agricultores, o Pacto por Santa Catarina prevê construções de equipamentos que recebem alimentos de agricultores, então nós estamos um passo à frente, por conta destas políticas já estarem sendo discutidas e realizadas", contou.

Para o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Marcos José de Abreu, a dificuldade que os municípios encontram é um local de encontro de informações básicas.

"Ter uma plataforma onde concentra informações para as prefeituras é fundamental, e mais ainda é ter uma dinâmica de interlocução nesses espaços. É importante também destacar que é importante a criação de um fórum catarinense das entidades que estão ligadas à segurança alimentar e nutricional, como o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN)", explica.

Fonte SST