Efeito do golpe: 66% da população não confiam no Temer, diz CNI/Ibope

Denunciado pela presidenta Dilma Rousseff como um dos articuladores do golpe contra a democracia, Michel Temer (PMDB) já sente os efeitos de seu ato. Levantamento encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) ao Ibope, divulgado nesta sexta-feira (1º), aponta forte rejeição ao governo provisório e as suas medidas. Segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados disseram não confiar em Temer; 27% confiam, enquanto 7% não souberam ou não responderam.

Michel-Temer-coletiva-imprensa - Lula Marques

Para 39% dos entrevistados, a avaliação do governo é ruim ou péssimo, 36% regular, 13% não souberam opinar e apenas 13% consideram bom ou ótimo. É a primeira pesquisa do Ibope divulgada desde que Temer usurpou o governo.

A pesquisa pediu que os entrevistados fizessem uma avaliação sobre a maneira de governar de Temer: 53% desaprovam; 31% aprovaram e 16% não souberam ou não responderam.

Quando a pesquisa avaliou as medidas anunciadas pelo governo por área de atuação, o resultado seguiu a baixa.

Na Educação, por exemplo, 64% desaprovam; 30% aprovam; e outros 6% não souberam ou não responderam. Sobre o combate à fome e à pobreza, o índice foi parecido: 63% desaprovam; 30% aprovam e 7% não souberam ou não responderam.

Quando o assunto foi saúde, a reprovação aumenta, com 73%, contra 22% de aprovação e 5% não souberam ou não responderam.

O Ibope também quis saber como os entrevistados avaliavam as notícias associadas ao governo provisório. Dos cinco assuntos mais citados, quatro dizem respeito à corrupção: afastamento de ministros do governo por denúncias de corrupção; operação Lava Jato; processo de cassação de Eduardo Cunha; corrupção no governo (sem especificar); e novos planos/medidas do governo.

A pesquisa também comparou o governo da presidenta eleita Dilma Rousseff com o provisório de governo Temer. Segundo o levantamento, 25% consideraram Temer pior; 23% melhor; 44% igual; e 8% não souberam ou não responderam.