Menos burocracia para abrir empresas em Joinville

É de autoria do vereador Dorval Pretti (PCdoB), o projeto que desburocratiza e regulamenta o processo de concessão de Alvarás Provisórios de Licença, Localização e Permanência das empresas em Joinville. O PLC 466/2016 que foi sancionado na sexta-feira (1º), é um projeto que beneficia diretamente os pequenos empreendedores pois possibilita que estes abram suas empresas e quase que imediatamente já comecem a trabalhar.

Vereador Pretti

O projeto que foi elaborado em parceria com o Comitê Permanente de Desburocratização, composto por representantes da classe contábil joinvilense e dos orgãos envolvidos na abertura de empresas no município, havia sido parcialmente vetado anteriormente. Por recomendação da Procuradoria ele foi novamente apresentando com alguns ajustes e agora já está valendo.

Anteriormente a maioria das empresas necessitavam estar instaladas em edificações devidamente averbadas, o que reduzia e muito as possibilidades de locais para a instalação de pequenos empreendimentos.

Com o projeto do vereador Pretti, os empreendedores podem abrir suas empresas, começando a gerar negócios e empregos, enquanto regularizam a situação do imóvel aonde a empresa está instalada.

Vários ramos de negócios estão sendo beneficiados com esse projeto, como é o caso dos Salões de Beleza, Lanchonetes, Padarias, Mercearias, entre outros.

Até então, muitas empresas tinham interesse de se instalarem em Joinville, mas devido a burocracia acabavam optando por se instalarem nas cidades vizinhas. Com aprovação desse projeto, Joinville passa a ser uma das cidades onde é mais rápido abrir uma empresa no Brasil.

“A desburocratização dos processos fortalece a economia e gera riquezas, ou seja, as empresas começam a faturar mais cedo, os empregos são gerados, o município arrecada mais e menos empresas saem de Joinville” destaca Pretti.