Terceirizados elegem nova diretoria do sindicato em Chapecó

Acontece na quinta e sexta-feira, dias 07 e 08, a eleição para a nova diretoria do Seeac (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Santa Catarina). O sindicato representa os trabalhadores terceirizados em Chapecó e todo o Oeste Catarinense.

ELEição asseio e conservação

Concorre à eleição a Chapa Única “Lutar, Avançar, Conquistar”, que representa a atual direção da entidade. Rosa Pompeu concorre à presidência do Sindicato, deixando o cargo de tesoureira, pelo qual era responsável na gestão que agora se encerra. A candidata à tesoureira é Janete Hineraski. Além delas, a diretoria é composta por mais 14 trabalhadores do setor terceirizado.

Rosa destaca que a atual diretoria obteve alguns ganhos prometidos na campanha passada, como a volta do adicional por insalubridade, que hoje é de 20%, e a redução no desconto do vale alimentação de 20% para 1%.

“A pedido do Seeac, também foi instituído o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora do Asseio e Conservação do Estado de Santa Catarina, comemorado em 16 de maio”, destaca a candidata à presidente. A data foi instituída pela Lei 16.778, indicada na Assembleia Legislativa do Estado pelo deputado Cesar Valduga (PCdoB).

A nova diretoria assumirá o sindicato ainda este ano, para uma gestão de quatro anos, que encerra em 2020. A posse acontecerá no dia 29 de agosto. 

Compromissos

Dentre os compromissos assumidos pela Chapa Única para a próxima gestão estão a continuidade da luta constante por aumento salarial justo; lutar para tornar a insalubridade lei e pela sua manutenção na aposentadoria; manter e melhorar os convênios médicos e aumentar o abono para mães e pais que acompanham filhos menores em tratamentos de saúde.

Rosa também destaca o trabalho com transparência, com prestação de contas anual para os trabalhadores e assembleias periódicas para encaminhar as decisões do sindicato junto com a categoria. Ainda, ela ressalta a continuidade dos trabalhos já prestados aos associados, como o atendimento jurídico gratuito e os convênios com salões de beleza.