Pesquisa revela que britânicos temem mais imigrantes que alemães

Uma pesquisa realizada recentemente pelo instituto de opinião da agência russa de notícias Sputnik diz que 50% dos respondentes na França, 47% no Reino Unido e 36% na Alemanha acreditam que a imigração leva à perda de emprego pelos moradores naturais desses países.

Controle de fronteiras na entrada do Reino Unido

A enquete foi conduzida por duas empresas: a francesa Ifop e a britânica Populus, a pedido da agência de notícias e rádio russa Sputnik.

Ainda de acordo com a pesquisa, foi feita a pergunta: “Concorda ou não com a afirmação de que a imigração leva à perda de vagas de emprego por parte dos moradores nativos?”. Cerca de um terço (24%) dos britânicos não conseguiu responder a ela. Já na França e na Alemanha as pessoas mostraram ter uma opinião mais clara a este respeito: só 5% dos franceses e 6% dos alemães escolheram a resposta “não sei”.

Na Grã-Bretanha a pesquisa foi realizada pela agência Populus entre 15 e 21 de abril de 2016. Na França e na Alemanha, o estudo foi levado a cabo pelo instituto de pesquisa IFop entre 14 e 18 de abril de 2016.

Na pesquisa participaram 3.042 pessoas, sendo 989 na Alemanha, 1.008 na França e 1.045 na Grã-Bretanha. A amostra é representativa da população por idade, sexo e local de residência. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.