Professora de Sociologia é punida por ensinar Karl Marx

A professora de Sociologia Gabriela Viola foi afastada pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná porque pediu um trabalho sobre o que os alunos haviam entendido de sua aula sobre Karl Marx (1818-1883), um importante intelectual e revolucionário alemão.

Karl Marx

Justamente porque os alunos de primeiro ano B do ensino médio fizeram um vídeo muito criativo com uma paródia do funk Baile de Favela, do MC João, e o postaram na internet.

A paródia Karl Marx é Baile de Favela viralizou na internet juntamente com a campanha #VoltaGabi, promovida pelos alunos do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, que fica na capital Curitiba.

Acompanhe a página do #voltaGabi no Facebook aqui.

Gabriela explica que suas aulas são voltadas para o incentivo aos estudos. Além de Marx, ela leciona pensadores como Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920). Nenhum dos dois tem proximidade com as ideias marxistas. Durkheim foi um sociólogo e psicólogo social francês que defendia o estudo da Sociologia para entender as “crenças e modos de comportamento instituídos pela coletividade”. Já Weber foi um economista e jurista alemão. Seus trabalhos foram voltados para o estudo do capitalismo. Comumente se atribui aos três a criação da Sociologia como ciência.

Alguns representantes da extrema-direita taxaram a aula de Gabriela de “doutrinação marxista”. Fruto da proposta do que chamam de “Escola Sem Partido”. O que para Isis Tavares, presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Amazonas, representa “a escola do pensamento único, da falta de diálogo e da desinteligência”.

O que é escola sem partido 

Programa Escola Sem Partido é um projeto de lei que pretende incluir na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional uma negação à liberdade de expressão dos professores e professoras, nos moldes, inclusive, da Lei da “Escola Livre”, já aprovada no estado de Alagoas.

O movimento, composto por setores conservadores da sociedade,  também está tentando propor nas várias Assembleias Legislativas projetos de lei que vão desde vigilância do professor em sala de aula e até punição através de mandado extrajudicial.