Pequim “nunca irá cessar” trabalhos nas ilhas do Mar do Sul

O chefe da marinha chinesa disse a um visitante da marinha dos EUA na segunda-feira que Pequim “nunca irá desistir a meio” da construção das suas ilhas no Mar do Sul da China.

Comandante da marinha chinesa, o almirante Wu Shengli (à direita)

O Almirante Wu Shengli, comandante da Marinha do Exército de Libertação do Povo, disse também ao Almirante John Richardson, chefe de operações navais dos EUA, que a Marinha Chinesa fez “preparações suficientes” para lidar com qualquer infração ou provocação à soberania.

Apesar dos fatores negativos, Pequim reitera estar sempre pronta a resolver as disputas de forma pacífica através de negociações e a “gerir e controlar crises através de regras e mecanismos”, disse Wu.

Washington pressionou militarmente Pequim durante este ano ao enviar embarcações militares e aviões para se aproximarem ou se intrometerem no espaço territorial chinês no Mar do Sul da China.

Wu asseverou que qualquer tentativa de intimidar a China através da pressão militar “apenas ricocheteará”.

Pequim irá “avançar e completar a construção das ilhas e dos recifes como planeado”, independentemente da pressão de países ou de indivíduos para que tal não aconteça. Wu afirmou que “o nível das nossas defesas nessas ilhas depende das ameaças que enfrentamos”.

Richardson iniciou a sua primeira visita à China no domingo e irá ficar até quarta-feira.

Su Ge, presidente do Instituto de Estudos Internacionais da China, disse ao Fórum da Paz Mundial em Pequim durante o fim-de-semana que “embora a cooperação entre Pequim e Washington não possa terminar com todos os problemas do mundo, nenhum problema de grande escala pode ser resolvido se ambos os lados investirem um contra o outro em confronto direto”.

Na segunda-feira, o porta-voz da Força Aérea Chinesa, Shen Jinke, disse que a Força Aérea do Exército de Libertação do Povo efetuou recentemente uma patrulha de combate ao Mar do Sul da China, incluindo o envio dos seus bombardeiros H-6K para patrulharem a ilha Huangyan.

Segundo Shen, essas patrulhas deverão continuar “com regularidade”.

Um alerta de navegação emitido no website da Administração de Segurança Marítima da China disse que atividades militares serão levadas a cabo entre terça-feira e quinta-feira em águas designadas no Mar do Sul da China.

O alerta facultou coordenadas para definir a área designada na qual a entrada de outros dispositivos serão proibidos. A área se situa a sudeste da província de Hainan.