Ninguém matou Fredie Gray? Justiça retira acusação contra policiais

A Justiça dos Estados Unidos retirou nesta terça-feira (26) à noite os processos contra três dos seis agentes envolvidos no assassinato de Fredie Gray, ocorrido em abril de 2015 na cidade de Baltimore.

Americanos protestam contra medida da Justiça que absolve policiais que mataram Fredie Gray

O tribunal encarregado do processo que julga a autoria dos ferimentos mortais que Gray sefreu enquanto estava detido anunciou que retirou as acusações contra os agentes Garrett Miller, William Porter e Alicia White.

Essa decisão acontece depois que um juiz absolveu, em maio, de todas as acusações, os três outros policiais acusados no caso, inclusive o motorista, que enfrentava a acusação mais grave.

Segundo a Procuradoria dos EUA, Gray foi detido em abril de 2015 de forma ilegal, quando se distanciava de uma bicicleta. Depois o jovem foi agarrado e colocado em um veículo. Os agentes em questão foram acusados de não protegê-lo com o cinto de segurança e de não levá-lo ao hospital quando ele solicitou ajuda médica.

Desde então, a morte de Gray se converteu em símbolo da violência policial contra os negros nos Estados Unidos e provocou diversas manifestações em protesto contra o racismo policial no país.

Com a nova medida da Justiça estadunidense, nenhum dos seis policiais inicialmente processados será, portanto, condenado neste caso, o que vai desencadear mais protestos, segundo analistas.

A absolvição acontece no momento que a brutalidade policial contra comunidade negra e outras minorias suscitou críticas de diversas organizações de direitos civis, como o grupo Black Lives Matter.