Congresso da UJS tem encerramento no ato Fora Temer em São Paulo

Concluiu-se neste domingo (31), o 18º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), uma das maiores organizações de jovens da América Latina. O encontro teve início na última quinta-feira (28), no Clube Esportivo Tietê, na capital paulista, e contou com a participação de quase três mil pessoas de todas as unidades da federação.

Fora Temer, UJS - Foto: Bruno Bou/ CUCA da UNE

Na plenária final, realizada neste domingo, os jovens congressistas elegeram a nova direção nacional da entidade e reconduziram o amazonense Renan Alencar à Presidência da UJS por mais dois anos.

A direção nacional eleita é composta por 81 jovens de todos os estados representados e das mais diversas frentes. Na página virtual da entidade há uma descrição da nova direção: “tem todas as cores e sotaques do Brasil e conta com uma renovação dos seus quadros”.

Nova direção nacional da UJS eleita para o biênio 2016-2017. Foto: Bruno Bou – Cuca da UNE

 

Todo o congresso contou com uma programação intensa. Nos quatro dias de encontro, os jovens socialistas debateram vários temas de interesse da juventude consciente, interessada com a política e com os temas urgentes do país. Além disso, o congresso definiu uma agenda de lutas da entidade para o próximo período.

Jovens dos quatro cantos do país debateram com especialistas os mais diversos temas como a crise político-econômica que atravessa o Brasil e as alternativas de saída para a crise, os retrocessos do governo Temer, a crise do capitalismo, direitos humanos, o feminismo e a luta das mulheres e perspectivas por cidades mais humanas.

Plenária Final
 

Também foram debatidos temas voltados para o movimento de juventude como o “midiativismo” e as mobilizações sociais pelas redes, políticas públicas para a cultura e lazer, a educação e ciência transformadora, a juventude trabalhadora, movimento estudantil universitário e secundarista, o combate ao racismo e a LGBTfobia.

Atividades esportivas e culturais foram desenvolvidas ao longo do congresso. Ao final do encontro, houve entrega de medalhas para as equipes campeãs no esporte.

A plenária final também é um momento de despedidas. Os militantes que se “formaram” na UJS, ou seja, que completaram a idade limite estatutária para militar na entidade, foram homenageados por todos os presentes.

“Eleita para o próximo biênio 2016-2017, a nova direção tem todas as cores e sotaques do Brasil e conta com uma renovação dos seus quadros. Os militantes que agora se afastam da organização, deixam um importante legado”, assinalou o site da UJS.

Fora Temer

Após o encerramento do congresso, os jovens congressistas se integraram à passeata Fora Temer, convocada pela Frente Povo Sem Medo. Eles se concentraram no Largo da Batata no início da tarde deste domingo e depois seguiram para a Praça Panamericana, ao lado da residência do presidente interino Michel Temer, no Alto de Pinheiros, bairro nobre de São Paulo. 

Presidente da UJS, Renan Alencar fala aos manifestantes do ato Fora Temer, na Praça Panamericana. Próximo à residência do presidente interino Michel Temer