Segunda Marcha do Orgulho Crespo reforça a identidade afro-brasileira

Em um país forjado sob o mito da democracia racial e que vive ainda as mazelas do período escravista, mulheres foram obrigadas a se adequarem a uma estética européia, reproduzindo padrões impostos por uma sociedade de consumo voltada ao lucro e à padronização estética. Para dar um basta a essa exigência de valores, será realizado no próximo domingo (7) ,em São Paulo, a segunda marcha do cabelo crespo, reforçando a identidade afro-brasileira.

Segunda Marcha do Orgulho Crespo reforça a identidade afro-brasileira

O movimento, criado pelos coletivos Hot Pent e pelo Blog das Cabeludas – Crespas e Cacheadas, tem como objetivo celebrar a cultura negra e fortalecer a estética afro-brasileira como símbolo de identidade e resistência.

"Carregamos um grito de liberdade em cada fio de cabelo que resiste autêntico. Trazemos como símbolo nossos garfos de pentear em riste e em punho cerrado. Caminhamos contrárias à cultura e tentativa do embranquecimento, da objetificação e do silenciamento da mulher negra. Acreditamos no empoderamento negro e feminino, sobretudo, em sua completa beleza e raiz", afirmam as organizadoras na página do evento. 

No Brasil, 51,4% das brasileiras têm os cabelos originalmente cacheados ou crespos e, entre elas, 30% assumem os cachos. Os dados são de 2012, de uma pesquisa feita pela consultoria Kantar WorldPanel para a Unilever.

Confirme presença no evento aqui

Serviço: 

"Segunda Marcha do Orgulho Crespo" 

Domingo, 07 de agosto
Concentração no vão do MASP a partir das 10h
Trajeto: Av. Paulista até Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000)
Entrada Gratuita