Laudo do PF afirma que PSDB lidera doações da UTC

A conta-gotas notícias sobre o andamento das investigações que apuram a participação do PSDB na Lava Jato aparecem na grande mídia. Laudos elaborados pelos peritos da Polícia Federal identificaram o que eles chamam de "tendência" de as doações eleitorais das empresas do Grupo UTC nos Estados coincidir com os candidatos e siglas que estão a mais tempo no poder nestes locais. E o PSDB concentrou maior parte da arrecadação da empreiteira nas campanhas.

Alckmin e Aécio hostilizados - G1

Ao mapear as doações das empresas da UTC de 2006 a 2014, os peritos identificaram que, dentre as maiores doações, a maior parte foram para candidatos e diretórios de São Paulo. Ao todo, no período, foram R$ 22,3 milhões para políticos e partidos paulistas, dos quais a maior parcela foi destinada ao PSDB com R$ 5,6 milhões.

Em nota à imprensa, o diretório estadual do PSDB de São Paulo informou que o laudo da PF não é "conclusivo" e que o Estado de São Paulo é o "maior da Federação" e por isso terá sempre um grande volume de obras e doações eleitorais "independentemente da relação entre as duas coisas".