Iniciativa chinesa sobre a Rota da Seda alcança progressos

O governo chinês assinalou que a iniciativa “Um cinturão e uma Rota” alcançou progressos importantes para o desenvolvimento regional.

Nova rota da Seda - estrada de ferro na China

Esta iniciativa refere-se à Faixa Econômica da Rota da Seda, ligando a China com a Europa, através da Ásia Central e Ocidental, por meio de rotas terrestres.

O projeto Um cinturão e uma Rota também leva em conta a Rota Marítima do Século 21, que liga a China a outros países asiáticos, à África e à Europa, através do mar.

De acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o valor total da cooperação bilateral e multilateral na capacidade de produção supera os US$ 100 bilhões neste quesito.

De acordo com o porta-voz da comissão, Zhao Chenxin, as empresas chinesas construíram 46 áreas de cooperação ao longo das rotas, enquanto o Ministério da Educação do gigante asiático firmou mais de 60 acordos com as nações participantes.

Dados oficiais indicam que cerca de 400 mil estudantes estrangeiros, de 202 países e regiões, estudaram na China em 2015.

O gigante asiático continua com a construção de ferrovias, rodovias e portos ao longo das rotas, enquanto assina novos acordos com os seus vizinhos e parceiros, disse Zhao.

A iniciativa Um cinturão e uma Rota, proposta por Pequim em 2013, é uma estratégia e um marco no desenvolvimento centrado na interconectividade e na cooperação entre os países, sobretudo na Eurásia.

O projeto terá impacto sobre uma população de mais de quatro bilhões de pessoas em 65 países, especialmente os membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Segundo as previsões, a iniciativa Um cinturão e uma Rota trará um intercâmbio comercial de 2,5 bilhões de dólares em uma década.

Fonte: Resistência