China oferece ajuda e formação aos soldados do Exército Sírio

O Exército de Libertação Popular chinês ofereceu ajuda humanitária e treinamento para as tropas governamentais sírias, informou nesta terça-feira a agência de notícias Reuters.

Soldados sírios

Damasco e Pequim chegaram a um acordo de cooperação militar durante um encontro celebrado na capital síria no dia 14 de agosto. A delegação militar chinesa foi liderada pelo almirante Guan Youfei, diretor de cooperação internacional da Comissão Militar Central.

A parte síria foi liderada pelo ministro da Defesa, Fahad Khassim al-Freikh. Ambos chegaram a um acordo para estimular a formação chinesa das tropas do Exército Árabe Sírio e para que Pequim ofereça ajuda humanitária ao castigado país árabe.

O representante da delegação chinesa também se reuniu na Síria com o chefe do Centro Russo para a Reconciliação das Partes no conflito, o general Serguei Tchvárkov.

A proposta chinesa é o último passo de Pequim para intensificar sua capacidade mediadora na Síria em particular e aumentar sua presença no Oriente Médio em geral.

Em março desde ano, Pequim nomeou um enviado especial para o conflito sírio, Xie Xiaoyan, e mantém a aposta por uma solução política para a crise que o país atravessa, desde março de 2011.