Temer marca jantar com Aécio para discutir a relação

O clima esquentou entre PSDB e PMDB esta semana, chegando ao ponto de Moreira Franco, braço direito do presidente provisório Michel Temer, rebater declarações do senador Aécio Neves (PMDB-MG) por meio da imprensa. Diante disso, Temer resolveu oferecer na noite desta quarta-feira (17) um jantar, no Palácio do Jaburu, a integrantes da cúpula do PSDB, com o objetivo de “estreitar” a estremecida relação.

Temer e Aécio

A reunião não consta da agenda oficial de Temer e, segundo a assessoria, só vai depender do andamento da votação da proposta que desvincula as receitas da União (DRU), marcada para esta noite no plenário do Senado.

Numa aliança de ocasião para golpear o mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff, o PSDB e PMDB não escondem suas desavenças e escancaram suas contradições.

Em sua coluna semanal na Folha de S. Paulo, Aécio manifestou seu incômodo com a informação de que o PMDB estaria projetando uma candidatura do ministro da Fazenda Henrique Meirelles para 2018. Isso porque a legenda não estava praticando o arrocho nas contas como o PSDB defende e acordou com Temer.

Responsável por insuflar o clima de instabilidade política por conta do seu inconformismo com a derrota nas urnas, Aécio se viu diante de mais três adversários na disputa pela vaga de candidato, já que na sua legenda Serra e Alckmin estão brigando pela vaga. Contra ele, ainda pensam as citações de delatores da Lava Jato, que o indicam como responsável de esquema de propinas em Furnas.

Como a crise ganhou os jornais, Temer ficou preocupado que a situação aumente o clima de instabilidade política. De acordo com fontes da grande mídia, ele vai tentar “tirar os solavancos do horizonte” na relação com o PSDB.

E a preocupação de Temer é porque para garantir o apoio ao seu governo provisório, ele se aliou ao principal partido de oposição ao governo da presidenta Dilma Rousseff, do qual era vice. Ao assumir provisoriamente, em maio, Temer nomeou três ministros tucanos: José Serra (Relações Exteriores), Bruno de Araújo (Cidades) e Alexandre de Moraes (Justiça).

Além de ministros, Temer escolheu o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) líder do governo no Senado – Aloysio Nunes disputou a eleição presidencial de 2014 como candidato a vice-presidente na chapa formada com Aécio.