Jovens da periferia de SP denunciam violência em abordagens policiais

Pesquisa feita no Campo Limpo, na periferia da zona sul de São Paulo, mostra que mais da metade dos jovens já sofreu abordagem policial – o chamado “enquadro” – e quase 80% deles classificaram a conduta dos policiais como pouco respeitosa e violenta.

Jovens da periferia de SP denunciam desrespeito e violência em abordagens policiais

O levantamento, realizado pelo Comitê Juventude e Resistência em parceria com a diretoria regional de Educação do Campo Limpo, ouviu 700 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o tema e constatou que 407 deles, ou seja, quase 60% dos entrevistados, já foram abordados pela polícia. Desse total, 332 acharam a abordagem pouco respeitosa ou violenta, e 116 ficaram com sequelas físicas e psicológicas.

A reportagem da TVT foi ao Capão Redondo, outro bairro da periferia da zona sul, e ao Parque do Ibirapuera, área nobre da capital, e constatou diferenças no tratamento dado pela polícia em suas abordagens. “A gente fala que o policial, que está na ponta, não é o nosso inimigo principal. Na verdade, eles servem a um sistema que trata o pobre como inimigo”, afirma o educador e produtor cultural Fernando Ferrari, em entrevista à repórter Michelle Gomes.