9º Congresso da Contee começa nesta sexta com ato contra o golpe

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em estabelecimentos de ensino (Contee) realiza seu 9º Congresso a partir desta sexta-feira (26) até o próximo domingo (29), na capital paulista. Na abertura do fórum, será realizado um ato político contra o golpe de Estado em curso no país, com a presença de representantes de entidades nacionais e internacionais.

9º Congresso da Contee começa nesta sexta com ato contra o golpe - Divulgação

Durante a solenidade, será lançado o documentário realizado a partir de entrevistas dadas à Comissão da Verdade da Contee, fazendo a ponte entre a resistência à ditadura e o momento presente pelo qual passa o país.

Na pauta do congresso, que contará com a presença de 800 delegados, estão a eleição da Diretoria Plena e do Conselho Fiscal da Contee; o balanço da atual gestão; a prestação de contas e o plano de lutas, analise conjuntural e as relações sindicais e direito do trabalho, entre outros assuntos.

Histórico em defesa da educação 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee é uma entidade sindical de terceiro grau que congrega 82 sindicatos e 7 federações de professores e técnicos e administrativos do setor privado de ensino, da educação infantil à superior – representando atualmente cerca de 1 milhão de trabalhadores brasileiros.

Entre as principais bandeiras políticas da Contee estão: a defesa da educação como direito e bem público, de responsabilidade do Estado. A entidade defende ainda o fortalecimento da educação pública, democrática e de qualidade e entende que o estabelecimento da educação como direito também se dará por meio da regulamentação do setor privado de ensino, com a exigência do cumprimento do papel do Estado no controle, regulação, credenciamento e avaliação da educação, com as devidas referências sociais.

O combate à mercantilização e à desnacionalização da educação e a luta pelo desenvolvimento do País, com distribuição de renda, justiça social e soberania nacional são prioridades da Confederação.